Livro que me levou para: Anos 80

Olá leitores,

A resenha de hoje será do livro, Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell. Já o havia lido há bastante tempo, antes mesmo do blog ser criado, e não sei porque de eu não ter falado dele antes. Mas esses dias, eu estava olhando a minha estante e pensei: porque não fazer uma resenha deste?

Lembro que eu conheci o livro através do blog da Melina Souza, onde ela falou super-bem dele, o que me fez querer ler. Só que na época o livro ainda não era traduzido, e não vendia nas livrarias, me deixando desapontada. Mas como vocês podem ver, o livro chegou ao Brasil, e eu comprei, li, e esperei um ano para fazer a resenha, rs.

Sinopse:

A primeira vez que Eleanor e Park se esbarram, não poderia ser mais rotineira. Ela começa a pegar o mesmo ônibus que ele, para ir para a mesma escola que ele estuda. Ela é aluna nova, que todo mundo começa a olhar de rabo de olho, e fazer chacota. O que não ajuda a sua autoestima, que já é baixa.

No início, eles fazem o trajeto até o ambiente escolar, um ao lado do outro, querendo se evitar o máximo possível. Mas eles têm algo em comum, a paixão por historias em quadrinhos e bandas de rock. Isso é a ponte para que eles se aproximarem, primeiro dividindo o fone de ouvido e os HQs, para depois começar uma amizade.

Ao decorrer do livro, os personagens sofrem com problemas familiares, primeiro amor e duvidas comuns na adolescência. Além de tudo isso, a um mistério atrás da história, nos dando um final arrebatador.

É um romance nerd, vamos dizer assim, devido o estilo dos protagonistas. Cheio de referencias da época, a qual eu não presenciei, fazendo o leitor se encantar por esse universo singular de Eleanor e Park.

  

Opinião:

Foi o meu primeiro livro da Rainbow, e a escrita dela é realmente prazerosa. Faz você ler e virar várias páginas sem perceber. Características de uma leitura agradável e leve.

Esse livro apresenta vários pontos positivos. E um deles é que a narrativa nós faz refletir em diversos aspectos, como o Bullying na escola, relações entre pais e filhos, e outros. E isso é abordado de forma tão bem trabalhada que poderia ser uma historia real, assim como os personagens.

Como eu disse anteriormente, há um mistério, que faz o leitor imaginar e acreditar piamente ser uma coisa, ou pensar em diversas coisas sem chegar em uma conclusão. No meu caso aconteceu a primeira opção. Acreditei tanto em uma coisa, que descartei todas as outras alternativas. O que me deixou muito supresa com a descoberta. Que de fato não era o que eu supunha.

Uma característica da autora, no meu ponto de vista – apesar de ler somente esse livro dela ainda – foi a escrita dela, muito humanizada e real, o que me faz acreditar que  acontece nas outras narrativas, pelas sinopses que eu li dos livros. Me deixando, claro, ansiosa para conferir.

Me chamou a atenção é que, mesmo Eleanor sofrendo Bullying, ela não deixava de lado quem ela era. Vestindo as suas roupas “doidinhas” e  continuou com seu cabelo – lindo – ruivo, que as pessoas julgavam. E Park a mesma coisa, apesar das críticas, continuou sendo ele mesmo, fazendo coisas que o deixava feliz.

Porque Park era o sol, e essa era a única explicação que Eleanor poderia dar.


O livro foi publicado pela Editora Novo Século. A qual preservou a ilustração da capa americana, que é muito simples e muitíssimo bonita; Colocou uma diagramação boa; Páginas amareladas e cheirosas!! Ps: amo quando o livro vem com esses aspectos.

Antes de finalizar esse post, gostaria de compartilha uma foto que eu achei, enquanto vagava pelas imagens do google. Olha como é fofa! Ps2: Não sei de quem é a imagem, tem uma assinatura no cantinho da imagem mas eu não sei se é de quem criou. Se souberem, é só colocar nos comentários que eu dou os créditos 😉

Então pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Até o próximo post, com mais dicas literárias.

4Untitled

 

Deixe um comentário